Depois da chuva...

Tempo firme e temperaturas amenas é a previsão para os próximos dias

"

Tempo frio e seco, pelo menos até quarta-feira. Esta é previsão para os próximos dias, é o que garante a Somar Meteorologia. Os gaúchos que cansaram de ficar em casa por causa da chuva dos últimos dias, e aqueles que contabilizam os estragos causados pelo grande volume de água da semana passada , terão uma trégua.

O domingo será de sol e a tarde deverá ter temperaturas mais amenas. Bom para curtir o sol e "lagartear". Mas também não é para tanto, afinal as temperaturas mínimas previstas estão abaixo dos 10°C em todo o Estado. Há previsão de geada para todo o Rio Grande do Sul.

O domingo deverá ser muito parecido com o tempo que fez no sábado. Mais frio de manhã e temperaturas mais agradáveis - para quem gosta de frio, claro! A máxima que os termômetros devem marcar será de 22°C em cidades como Cruz Alta e Frederico Westphalen.

Em Santa Maria, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima deste domingo deverá ser de 3°C e a máxima não deve passar dos 18°C. Comportamento semelhante deve apresentar os termômetros das cidades da Região Central: mínimas entre 2°C e 3°C e máximas entre 17°C e 18°C. Confira a lista em algumas cidades abaixo:

- Santiago _ mínima de 2°C e máxima de 18°C
- Jaguari _ mínima de 2°C e máxima de 18°C
- São Sepé _ mínima de 3°C e  máxima de 18°C
- São Gabriel _ mínima de 2°C e máxima de 17ºC
- Rosário do Sul _ mínima de 2°C e máxima de 17°C

A partir de quarta-feira, segundo a Somar Meteorologia, uma nova frente fria avançará sobre o território, podendo causar mais chuva. Apesar de ser abrangente, isto é, atingir todo o território do Estado, sua força deve ser menor, resultando em chuvas menos intensas.

Na segunda-feira, municípios mais atingidos pelas chuvas devem decidir se entrarão com pedido de decreto de emergência, ou não. A decisão virá depois da análise dos prejuízos causados. É o que pretendem as prefeituras de Jaguari e São Sepé.

Se o São Sepé optar pela solicitação do decreto, será a terceira vez, em dois anos, que o município decreta situação de emergência.  Jaguari também avalia o pedido, já que o Rio Jaguari subiu cerca de 10 metros acima do nível normal, inundando plantações. Além disso, estradas e pontes do interior foram danificadas.   

Em Santa Maria, conforme o coordenador da Defesa Civil local, Cladmir do Nascimento, a situação da Vila Bilibio e do bairro km 3, que estavam sendo monitorados, foi normalizada. O nível do Rio Vacacaí Mirim estabilizou e não há mais riscos desmoronamentos na região.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Sopa: um prato cheio para a saúde

Próximo

Resumo do Bom Dia Rio Grande - RBS TV

Geral